terça-feira, 23 de novembro de 2010

ORIGEM DA LINGUAGEM

Assista ao CLIP do Filme 2001: Uma Odisséia no espaço, que cinematograficamente representa como foi descoberta a linguagem pelo homem

CLIQUE AQUI:
http://www.youtube.com/watch?v=vahx4rAd0N0&feature=related




TEXTO: As relações da linguística com os conteúdos em sala de aula


                  Em qualquer situação onde podemos perceber uma forma de comunicação entre dois ou mais seres humanos, ali então percebemos a mediação de alguma forma de linguagem. A linguagem é condição necessária para que se estabeleça a comunicação entre os homens e tem um papel muito importante na história da humanidade, pois através dela o ser humano se desenvolveu como tal no ao descobrir a linguagem no decorrer da história. Segundo Puppi (2009, p. 18) “qualquer forma de comunicação depende de um fenômeno fundamental: a existência da linguagem”. Ou seja, a linguagem significa o uso da palavra articulada ou escrita, como meio de expressão e de comunicação entre pessoas.
                Neste sentido, a sala de aula é o lugar de uso e compreensão da linguagem em todos os sentidos, buscando a mediação entre o conhecimento, a fala e o signo lingüístico. Na escola, o aluno aprende a falar e ampliar seu repertório, bem como aprende que tudo pode ser representado por signos e imagens com valor e idéias, no caso da figura, do filme, do desenho, da letra, da palavra, do texto, através dos quais podemos formar pensamentos e estabelecer associação que geram conhecimentos. Ou seja, tudo o que norteia a comunicação humana é simbolizada pela lingüística, pois “Segundo Saussure, a lingüística é uma ciência que se constitui em torno dos ‘fatos da língua’” (2009, p. 72) e contribui para compreensão da comunicação (verbal, escrita, gestual, visual) presente na vida e na aprendizagem do homem.
                Contudo, a lingüística é uma ferramenta que nos ajuda a “ler o mundo” ao possibilitar o entendimento dos valores dos signos da língua humana, ao contribuir na abstração e racionalidade que cada letra com seu som e valor específico é capaz de produzir numa palavra, ao nos intuir o significado da união de palavras num texto, de uma figura numa obra de arte, de um grafismo numa imagem, de um gesto numa representação e de um conceito para denomiar os objetos. Assim, a lingüística está em todo o trabalho pedagógico escolar, no estudo da linguagem e suas representações, bem como no currículo oculto do ambiente escolar e sala de aula.
Indicação cultural
2001: Uma Odisséia no espaço. Direção: Stanley Kubrick. EUA: MGM, 1968, 149 min.
Referência
PUPPI, Alberto. Cominicação e semiótica. Curitiba: Ibpex, 2009.

Um comentário:

  1. Bem legal vcs fazerem o link do trailler da Odisséia com as relações de linguística e a sala de aula!

    betina

    ResponderExcluir