domingo, 5 de dezembro de 2010

BRINCANDO COM PALAVRAS

            A palavra representa o pensamento humano e a poesia é uma maneira de estruturar as palavras na intenção de expressar algo. Daí a importância do ensino da poesia nas séries iniciais. Para o escritor José Paulo Paes “poesia é brincar com as palavras como se brinca com bola, papagaio e pião”. E, quanto mais cedo essa brincadeira começa melhor será para formarmos leitores e escritores de poesia.
A poesia é importante de ser trabalhada na escola porque através das diferenças individuais, a troca de experiências vai sendo edificada, como também a partir da reflexão e da construção social do conhecimento sustentada pela interação dos indivíduos envolvidos. A poesia consegue, através de suas palavras, proporcionar o devaneio ao leitor, que enquanto lê, é capaz de visualizar mentalmente as imagens, as cenas, as histórias e as emoções descritas em poemas. A poesia passa a ser uma ferramenta que possibilita o exercício da escrita e da imaginação, do encanto e da expressão, tanto para o escritor como para o leitor.
O universo da poesia é rico e encantador, alem de despertar sentimentos envolve a criança numa leitura agradável, a rima e a musicalidade dão vida as palavras e levam as crianças a descobrir com imaginação e prazer o mundo literário da poesia, proporcionando a interpretação e encenação da leitura de maneira lúdica. O mundo de imagens e palavras desperta na criança a fantasia, a imaginação, os sonhos, a magia, incentivando o leitor a descobrir o mundo da poesia e das palavras. Também podemos afirmar que as crianças (e nós adultos) adoram a musicalidade, poesia e principalmente a rima. Uma boa sugestão é utilizar rimas com seus nomes ou colocar seus nomes em canções, poesias e historias... Isso desperta o interesse e prende sua atenção, além de levá-los aos poucos a tentar fazer suas próprias rimas.
Na infância a criança está no mundo da fantasia, da criação do faz de conta, assim a poesia não está propriamente ligada ao entendimento, mas desperta a imaginação e a criatividade da criança. A criança deve receber este estimulo dentro e fora da escola, ela deve ter constante estímulo pela leitura e consequentemente, terá maior habilidade de usar as palavras eficientemente.
Contudo, ao trabalhar com a poesia na sala de aula através das palavras, das leituras e composições poéticas, estamos literalmente "brincando com as palavras", pois criamos mensagens com o uso delas, que produzem sentido e permitem nossa expressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário